Criado em Itapetinga o Coletivo das Instituições Artístico – Culturais de Itapetinga

*Criado em Itapetinga o Coletivo das Instituições Artístico – Culturais de Itapetinga*

*DO COLETIVO*

O Coletivo das Instituições Artístico – Culturais é uma organização sem fins lucrativos,  de caráter artístico, cultural, educacional, socioambiental, técnico-científico, informativo, organizacional, de sede em Itapetinga. Somos um grupo de agentes culturais altamente comprometidos na realização e apoio de programas, projetos e ações que tem como eixos estratégicos a Cultura, comunicação, direitos humanos, meio ambiente e a educação/formação livre para construção de uma sociedade mais colaborativa, mais justa e igualitária e que valorize a diversidade cultural enquanto patrimônio da humanidade.
O Coletivo tem por proposta articular o fortalecimento de uma agenda de cultura que valorize a ações e fomento cujo ativismo seja capaz de apontar o protagonismo das instituições e que construa políticas culturais que fortaleça um sistema de cultura independente de ideologias e partidarismos.

*OBJETIVOS*

01 __ Promover a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos à cultura, à arte, à educação, ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

02 __ Promover projetos e ações que visem a organização e fortalecimento de redes culturais, de cooperação solidárias e outras constituídas por empreendimentos econômicos solidários.

03 __ Realizar, fomentar e apoiar projetos, ações e práticas educacionais e de formação livre e continuada, que promovam a produção, sistematização e trocas do conhecimento técnico-científico e do saber popular em suas múltiplas instâncias.

04 __ Desenvolver, promover e apoiar projetos e iniciativas que fomentem e fortaleçam práticas econômicas alternativas que valorizem a economia coletiva e modos de vidas sustentáveis.

05  __ Desenvolver projetos, ações e práticas que promovam o midialivrismo, a comunicação livre e comunitária e estratégias de democratização e acesso à informação e aos meios de comunicação social.

06 __ Propor, organizar, realizar e apoiar projetos, ações e práticas que promovam e subsidiem as Políticas Públicas para a juventude, bem como, iniciativas de ocupação e renda para jovens.

07 __ Promover intercâmbios com entidades científicas, de ensino e de desenvolvimento social, nacionais e internacionais.

08 __ Realizar, apoiar, assessorar e/ou realizar ações, projetos e parcerias que promovam debates e práticas referentes à educação socioambiental e conservação do meio ambiente.

09 __ Realizar, apoiar e promover produções e apresentações em diversas áreas: audiovisual (Filmes de curta, média e longa-metragem), artes cênicas, dança, artes visuais, música, literatura, fotografia, arquitetura e novas mídias.

13 __ Estabelecer e incentivar o intercâmbio com entidades congêneres do País e do Exterior, podendo inclusive firmar convênios e/ou outros instrumentos necessários à consecução de seus objetivos.

10  __ Colaborar com as autoridades e com quaisquer entidades de direito público e privado na promoção, desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades relacionadas com as finalidades da associação.

11 __ Realizar processos participativos e sistemáticos de assessoramento técnico para estruturação de instrumentos de apoio à organizações e redes culturais e de cooperação solidária.

12 __ Contribuir para a redução da desigualdade de gênero e para o enfrentamento  do preconceito e da discriminação de gênero, étnico-racial, religiosa, geracional, por orientação sexual e identidade de gênero, promovendo e fortalecendo também a participação igualitária, plural e multirracial das mulheres nos espaços de poder e decisão.

*VALORES*

O Coletivo Cultural é uma organização que tem como princípios o entendimento de que direitos culturais, humanos, sociais e ambientais são direitos que se pautam em valores inegociáveis, e que devem orientar as relações sociais, assim como o respeito à diversidade cultural e à democracia.

Maiores informações:
Valdeique Oliveira
(77) 98817 4776

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *