Laticínio de Itambé no sudoeste baiano conquista 12 medalhas no concurso de queijos do XVIII Enel
Laticínio Búfalas Garota integrou missão empresarial promovida pelo Sebrae com queijistas artesanais de seis municípios baianos
Nayla Gusmão para ML Comunicação
A Laticínios Búfalas Garota, do município de Itambé, no Sudoeste baiano, foi destaque na XVIII ENEL – Encontro Nordestino de Leite e Derivados, que aconteceu de 1º a 04 de setembro, em São Luís, no Maranhão. A queijaria conquistou 12 medalhas com os produtos inscritos no concurso.
Roberta Gusmão, uma das proprietárias da Laticínios Búfalas Garota, se emocionou ao comemorar o resultado. As 12 amostras enviadas para a competição foram premiadas com medalhas (2 de bronze, 5 de prata, 4 de ouro e uma de seleção queijista). Para a produtora, foi o momento de destacar a qualidade dos queijos baianos.
“Nós mostramos que a Bahia tem queijo e queijo de qualidade, então, estar aqui representando o nosso estado e ter os nossos queijos reconhecidos é muito gratificante. Bahia vamos trabalhar, vamos continuar no queijo, porque a Bahia tem queijo bom, a Bahia tem queijo artesanal de excelente qualidade”, disse a produtora.
Com sede em Itambé o Laticínios Búfalas Garota é uma empresa familiar, gerida por Roberta em parceria com o esposo, Whallas Correia, o filho e o pai da empreendedora. A criação de búfalas em Itambé veio da necessidade de investir em uma atividade com um diferencial nutricional. São produtos artesanais e sem conservantes. O Sebrae surgiu como um parceiro para potencializar os negócios da família.
“Na busca por qualificação e para melhorar nossos produtos, nos aproximamos muito do Sebrae e hoje temos acompanhamento. E isso vem nos ajudando muito para alcançarmos o objetivo de levarmos mais produtos de qualidade para a mesa das famílias”, destacou a produtora.
A analista técnica do Sebrae em Itapetinga Andressa Coelho destaca que o Sebrae vem desenvolvendo um atendimento especializado às queijarias e produtores de laticínios do Sudoeste baiano, buscando meios para regularização desses empreendimentos, bem como melhorias através de aumento das vendas, organização da gestão, planejamento e marketing.
“Iniciamos os trabalhos no começo de 2024, visitamos o produtor de laticínios na cidade de Itambé e percebemos o quanto estava estruturado e organizado, apresentando grande potencial de crescimento, devido à qualidade dos produtos e do grande empenho dos sócios em expandir o negócio. Então, assim que abriram as inscrições para o ENEL, enviei a proposta para participação no concurso e, como já era esperado, a queijaria obteve um reconhecimento excelente, recebendo 12 medalhas, reforçando ainda mais a ‘campanha’ levantada pelo Sebrae BA esse ano de que ‘Tem queijo na Bahia’ e, por sinal, de muita qualidade”, concluiu a analista.
Confira a lista dos produtos Laticínios Garota premiados no concurso de queijos do Enel
Pérola Negra – medalha selação queijista
Mozzarella em bolinhas trufadas com presunto parma de cordeiro – ouro
Mozzarella em bolinhas trufadas com peito de peru defumado – ouro
Doce de leite búfala – ouro
Pérola Negra garota – ouro
Queijo coalho trufado com carne seca – prata
Queijo flor do Riacho – prata
Flor Di Latte de búfala – prata
Mozzarella de búfala – prata
Mozzarella de búfala em bolinhas – prata
Burratinha de búfala – bronze
Queijo frescal de búfala – bronze