Discurso de Orador da Turma ADS Unopar 2016/2

Meu Discurso de Orador

 

Venci  a timidez e fui o Orador da turma de Analise e Desenvolvimento de Sistemas 2016/2 do Polo Unopar em Itapetinga, a cerimônia de colação aconteceu no dia 25/03/2017, e estou disponibilizando o texto e o vídeo do meu pronunciamento.

 

Orador na Formatura ADS

 

Boa noite a todos, em especial a Mesa em nome do Sr. Francisco Barbosa Mororó, coordenador geral do Polo Unopar em Itapetinga, a todos os formandos e seus respectivos familiares, aos meus pais, minha família, amigos e demais presentes nesta solenidade.

 

Hoje é um dia ímpar para nós formandos do Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, nós tornamos Analistas de Sistemas. Mas o que faz um analista de sistemas? Temos a missão de materializar as suas ideias, seus sonhos, ou suas necessidades em um sistema ou aplicativo, projetando, desenvolvendo, gerenciando banco de dados, redes de computadores e sistemas de informação levando em consideração o impacto da tecnologia na organização e na sociedade.

Atualmente a maioria das pessoas vive conectada, a Internet das Coisas está aí. Celulares cada vez mais poderosos, carros computadorizados, casas automatizadas, por exemplo: com um click consigo monitorar a minha casa, acessar minha conta bancária, pagar contas, assistir filmes on line, fazer compras, ou interagir nas redes sociais, e tudo isso passou por uma análise, uma prototipação, testes e mais testes, até chegar ao produto final, aliás versão atual, pois a tecnologia é como a nossa vida, ela muda constantemente, e um passo a frente, você já não está mais no mesmo lugar (já dizia a Chico Science), você quer sempre melhorar o seu produto, alterando uma cor, um botão, implementando uma nova função, ou corrigindo falhas que vão surgindo ao decorrer da linha do tempo.

 

No nosso curso foi assim, começando com uma matéria chamada IHC, Interação Homem Computador, que foi um bom ponto de partida, nos deu uma visão de sistemas, da interação entre homens e maquinas, de ergonomia, de ver as maquinas com outros olhos, pois a maioria tem sempre um sistema projetado para realizar funções específicas, o micro-ondas por exemplo, ele tem um processador para calcular o tempo x a potência, e foi planejado para tornar a vida das pessoas mais praticas, com alguns clicks vc consegue fazer aquela pipoca básica… com outros fazer pratos deliciosos.

 

Fomos passando pela Metodologia Científica, Ética, Lógica de Programação, Banco de Dados, Redes, Organização de Computadores, Programação Web, Linguagens de Programação entre outras, o curso não focou em uma só linguagem, nos foi apresentado principalmente C#, Java,  e PHP, que são as ‘tops’ há alguns anos, a metodologia do curso foi ensinar a lógica da programação, a modelagem, como fazer e implementar um sistema, porém o mais importante foi reunir nossa turma, apesar de só estarmos eu e Moíses aqui em cima, teve muito mais gente nesse caminho:

 

Alberto Magno, Domingos, Elton, Holfman, Jorge, José Carlos, Marcio Santos, Max,  Paulo, Silvana e Uyrá…

Pelo caminho ficaram nossa pequena Joana D’arc e a turma do 5º que semestre que estará colando grau no próximo semestre.

A nossa tutora Marcela, soube com maestria nos conduzir, sanar nossas principais dúvidas, nos orientar nos seminários, portfólios e avaliações virtuais, foram três anos de convivência e encontro marcado sempre nas sextas-feiras, que passou rápido, e agora é cada um seguir o seu caminho… buscar novos desafios, nos aperfeiçoar… e nos enveredar pelos slack’s e git-hubs da vida.

Para finalizar, fiz um “control C” e um “control V” em um pedaço do discurso aos formandos da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, feito por um dos ícones da tecnologia, Stevie Jobs em 2005 que diz:

“Seu trabalho vai preencher uma parte muito grande da sua vida e o único jeito de ser verdadeiramente satisfeito é fazer o que acredita ser um ótimo trabalho. E o único jeito de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não achou, continue procurando. Não desista. Como em todas as questões do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótima relação, só fica melhor e melhor enquanto os anos passam.

Então continue procurando até você achar. Não desista.”