Dom Fontinelli – Sonhador, Compositor, Fotógrafo e Amigo..
Dom (2008 – Parque da Lagoa)
Têm pessoas que aparecem na vida da gente e deixam aquele vazio quando se vão. Eu tive o prazer de conhecer uma delas, foi o Dom Fontinelli (Manoel Luis de Souza), pessoa singular, que acreditava em seu sonho e apesar de todas as adversidades estava sempre alegre e confiante, contando seus ‘causos e piadas’, criando belas canções e registrando imagens como ninguém
Dom (2003 – Inauguração do Gabirabão Eventos)
Dom (2003 – Inauguração do Gabirabão Eventos – Banda Kalafat)
Hoje muita gente se auto intitula ‘fotógrafo’. Compra uma câmera, ‘deixa’ no modo automático e já sai fazendo books, e isso, sem entender o que é ISO, Diafragma, Obturador, Composição, entre outras coisas… Embora hoje esteja muito fácil de fotografar, com as novas câmeras digitais e os smartphones que fazem fotos cada vez mais nítidas, ainda assim em muitos momentos fica faltando a emoção e a sensibilidade de capturar aquele momento especial, aquele milésimo de segundo que faz toda a diferença… Dom Fontinelli fazia isso como nínguem… coisa que estava no sangue, pois comprovamos isso com o legado herdado por sua filha Manuella Luana que continuou brilhantemente.
Dom (2003 – Natal dos Pobres com Edigar Mão Branca)
Dom era sonhador, suas músicas eram obras primas, cheias de significados e sentimentos… que ficaram registradas por vários interpretes a nível nacional como Targino Gondim, Adelmário Coelho, Gilberto Gil, Flávio José entre outros…
Dom (2004 – Margareth Menezes)
Na minha formatura que ocorreu em março/2017 pode fazer uma homenagem a ele, através da música Cidadão Comum de sua autoria..
Confira a montagem que fiz clicando no play
E mexendo nos meus arquivos encontrei um comercial que ele gravou para mim em 2005… massa d+ (o telefone continua o mesmo)
Eu tive a oportunidade de trabalhar um bom tempo com ele, seja gravando suas composições, arrumando o seu pc, editando dvds, vídeos e fotos, sempre foi um aprendizado… e mesmo quando eu demorava pra chegar (vida de técnico de informática rsrsrs), ele ligava dizendo… ‘O iscumungado tú tá vindo de jegue é?’, e eu falava “Já tô subindo”… e ele ‘Subindo que ladeira? Rsrsrsrs
III Encontro de Mulheres – 2009 (Caatiba)
2005 – São João de Itapetinga
Ele fazendo a filmagem no niver de minha filha em 2005 (com Jaira). E só pra constar a primeira foto de Elis quem tirou foi ele..
Saudades daquele ‘cabra da peste’….
Letra: Cidadão Comum
Compositor: Dom Fontinelli
Sou um sujeito
Pacato nordestino
Acredito até mesmo no destino
Posso até ser chamado sonhador
Acredito em tudo que eu quero
Apostei tudo em mim e considero
Que o opositor é um perdedor
E assim vou seguindo a minha sina
Sou um forte de alma nordestina
Obrigado a sair lá do sertão
Acredito em tudo que eu faço
Se deixei minha terra
É porque acho que não sou
Só um simples cidadão
E você me vem
Com esse preconceito
Pode despistar
Que eu não aceito
Pois eu nasci lá
E não sou mais um
Sem ter importância
Cidadão Comum
Se não fosse
Essa seca que atormenta
Expulsando de lá
Toda essa gente
Nos tornando um povo sofredor
Como é que vivia o paulistano
Sem contar com a força do baiano
Que sem dúvida
É um bom trabalhador
Se o nordestino tivesse cuidado
E escolhesse um governante arretado
Que investisse um pouquinho no sertão
Queria ver se o Rio e São Paulo
Sem contar com os maus remunerados
Se não iriam cair na depressão
—
Confira um artigo publicado no Jornal Dimensão que conta um pouco mais sobre sua trajetória, disponível em http://dimensaojornal.com.br/dom-fontinelli/