UESB inicia o processo de implantação do SIGAA

UINFOR- UESB

A UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), iniciou o processo de implantação do SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas desenvolvido pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

A equipe composta por: Allen Krysthiano, Tatiana Vieira, Jamesson Abade, George Alan, Fabrício de Sousa, Nailton Gonçalves, Ronaldo José e Claudio Marcio, realizaram a primeira imersão no sistema, onde foram abordados aspectos técnicos do sistema, envolvendo a parte de programação (Java), banco de dados (Postgres) e infraestrutura do sistema, como implantação, replicação, e todo o processo tecnológico para a execução do sistema.

A UFRN através do sistema de cooperação, distribui seus sistemas (https://sistemas.ufrn.br/), fazendo a transferência de sua tecnologia com as cooperadas, que por sua vez recebem o código fonte e podem implantar novas funcionalidades e ajustes no sistema.

O SIGAA informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino, registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizagem. Da mesma maneira do SIPAC, também disponibiliza portais específicos para reitoria, professores, estudantes, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação.

A implantação do SIGAA vai ser realizada de forma gradual substituindo aos poucos SAGRES Acadêmico (atual sistema de gestão acadêmica).